Certamente você já viu muitas pessoas idosas carecas, mas, quando se deparou com um jovem na mesma condição, estranhou.
A queda de cabelo precoce vem afetando as pessoas cada vez mais cedo e o número já é bem alto: aproximadamente 25% dos jovens entre 20 e 25 anos apresentam algum grau de calvície.Essa queda pode afetar diretamente a autoestima, mas, a boa notícia é que, quando bem assistido por um profissional, o jovem é capaz de amenizar esse problema e, em casos mais extremos, realizar um transplante capilar.
Inclusive, aqui no Centro Médico Capilar, temos percebido cada vez mais a procura por tratamento clínico por parte dos jovens, e, inclusive muitas mães de pré-adolescentes e adolescentes nos procurando com queixas de queda de cabelo nos filhos. Essa é uma fase muito importante e delicada na vida de uma pessoa, a autoestima é essencial para eles, é época de festas, formaturas, eventos com amigos e muitas outras questões.
Em geral, a calvície, também conhecida como alopecia, é caracterizada pela redução parcial ou total de cabelos, ou a ausência de pelos em uma determinada área da pele. A queda só vira um problema, tanto para homens quanto para mulheres, quando percebe-se que o número de fios que se perde é muito maior que a média normal, entre 100 a 150 fios, ou quando começam a surgir falhas no couro cabeludo.
Os motivos da queda podem variar, sendo o fator genético uma causa muito forte. No entanto, entre os jovens é preciso estar alerta para outras causas, como uso de determinados medicamentos, dietas não saudáveis e estresse.
Ao perceber um aumento na queda dos fios, é recomendado procurar, o quanto antes, um médico dermatologista especialista. Os tratamentos variam de acordo com a necessidade do paciente e, como falado, em casos mais severos é possível que um jovem realize o transplante capilar.
No caso dos jovens, a calvície pode ser um problema ainda maior quando afeta a autoestima, afinal, o cabelo faz parte da imagem de todos nós.
Procure sempre por uma equipe especializada e entenda as melhores alternativas para reverter esse problema.
Comments