top of page

Cabelos finos indicam possível calvície?



Ter um fio de cabelo grosso ou fino é um fator definido geneticamente. Independente da espessura, os fios passam pelas mesmas etapas de crescimento do ciclo capilar, desde que estejam em circunstâncias normais. Devido aos fios mais sensíveis, muitas pessoas acham que quem tem cabelos mais finos têm mais possibilidade de ter calvície. Será que isso é verdade ou se trata apenas de um mito?


Estima-se que uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelos ao longo de um dia, em um processo totalmente normal e que faz parte do ciclo capilar em comparação com outros tipos de cabelo. Por isso, quem tem fios finos não tem maiores chances de ter queda de cabelo, uma vez descartadas causas patológicas que poderiam gerar essa condição, como por exemplo a calvície. Pessoas com essa condição apresentam cabelos mais finos e ralos, mas isso é um resultado da própria doença.


Deste modo, ter cabelos finos não é uma consequência de uma possível calvície. A Calvície, ou alopecia androgenética, é uma situação de miniaturização do cabelo herdado geneticamente. Isto é, a sensibilidade dos receptores do hormônio DHT, que pode se iniciar na adolescência, faz com os fios venham progressivamente mais finos em cada ciclo do crescimento capilar.


Como a característica dos fios é um fator genético, não é possível alterar a espessura do cabelo por meio de nenhum tratamento, entretanto, é possível deixar os fios mais fortes e saudáveis adotando algumas medidas simples no dia a dia. Assim, é fundamental para aqueles que têm cabelos mais frágeis ter um cuidado redobrado com tinturas e alisamentos, para evitar danos físicos e químicos que podem deixar o fio mais quebradiço.


As substâncias químicas muito fortes usadas em alisamentos podem causar danos à haste capilar, gerando uma maior quebra, e as pranchas e secadores podem desnaturar as proteínas, provocando um enfraquecimento capilar. Além disso, a alimentação é essencial para o fortalecimento do cabelo, ou seja, uma nutrição rica em vitaminas e proteínas, reforçam e revitalizam a saudabilidade dos fios, trazendo características essenciais para evitar a queda e a fragmentação.


Para completar todos esses cuidados, um bom truque é escolher um finalizador que continue tratando os cabelos ao longo do dia. Dessa forma, além de modelar os fios, você também vai conseguir reparar a fibra capilar e contar com mais um aliado para deixar as cutículas bem seladas e livres do ressecamento.


284 visualizações0 comentário

Comments


fale conosco PNG.png
bottom of page