top of page

O que é um procedimento minimamente invasivo e quais suas vantagens?



Um procedimento minimamente invasivo abrange técnicas que limitam o tamanho das incisões e diminuem o risco de infecção, além de outros benefícios. É usado para diferentes tipos de intervenção em praticamente todos os órgãos e estruturas do corpo humano. Os procedimentos minimamente invasivos podem ser realizados, ainda, com o auxílio de um robô.

Dentre esses aspectos, uma das perguntas mais realizadas é: como o procedimento minimamente invasivo funciona? Simples, com muita tecnologia e procedência. Isto é, com incisões que variam de 0,3 a 1,2 cm, e com técnicas que utilizam equipamentos de alta tecnologia, como tubos ópticos (endoscópio) com mini câmeras em alta resolução, fibras óticas e monitores, que transmitem o procedimento em tempo real.

As tecnologias de imagem atuais possibilitam uma visão mais detalhada do espaço operacional, com ampliação do local ou órgão que sofrerá intervenção em até 20 vezes e definição, inclusive, de critérios como profundidade, enquanto softwares fornecem orientações para navegação durante todo o processo. Os movimentos são controlados por softwares, garantindo ainda maior precisão, e o tempo de duração das intervenções variam de acordo com o tipo de procedimento e problema que será investigado ou tratado.

No procedimento minimamente invasivo, por não haver necessidade de palpação, preservando, ao mesmo tempo, a integridade dele, além da orientação fornecida pelos softwares para navegação durante o procedimento, garantem melhores resultados e benefícios para os pacientes. Portanto, as principais vantagens de se realizar esse procedimento são:

  1. Cicatriz reduzida;

  2. Alta precoce;

  3. Recuperação mais rápida;

  4. Maior conforto para paciente;

  5. Menor risco associado ao procedimento.

  6. Baixo risco de infecções;

  7. Menor perda de sangue.

Mediante a isso, vale lembrar, então, que o transplante capilar realizado com a técnica FUE é considerado um procedimento minimamente invasivo, com muitas vantagens para a sua realização. Assim, a alta tecnologia, a precisão, o tempo de recuperação, a dor reduzida e o menor risco associado ao paciente, garantem a eficiência do processo.

78 visualizações0 comentário

Comentarios


fale conosco PNG.png
bottom of page