top of page

Como um sono ruim pode afetar a queda capilar?



Você sabia que uma das principais causas da queda capilar pode se dar por meio de um sono ruim? No blog de hoje te contaremos tudo sobre este fato, além de dar algumas dicas para você que deseja não enfrentar esse problema.

Direta ou indiretamente, o sono insuficiente pode interromper o ciclo de crescimento do cabelo, o que, por sua vez, pode levar à queda dos fios. O crescimento saudável do cabelo requer sono suficiente para a renovação e regeneração das células foliculares, uma vez que com a falta de sono causa níveis mais altos de estresse, tanto físico quanto emocional.

Entre os possíveis responsáveis pela boa noite de sono está a melatonina, hormônio produzido por uma glândula localizada na parte central do cérebro e que tem como principal função o controle do sono ciclo - vigília. Sua síntese é controlada pela presença e ausência de luz, assim, quanto mais alta sua concentração, maior será a sensação do sono.

O estresse causado pela falta de sono também pode ser um precursor para a queda de cabelo. Isso acontece, pois quando o cortisol (hormônio do estresse) está alto, seu corpo entra automaticamente no modo ‘lutar’. Quando neste estado, o principal objetivo do cérebro é 'sobreviver' e se concentra apenas nas funções corporais cruciais: respiração, coração e mente.

A função imunológica do corpo, os equilíbrios hormonais e a resistência física e mental são afetados quando não se dorme bem ou se tem insônia. Logo, uma noite ruim de sono pode ter efeitos adversos, incluindo condições diretas e indiretas da queda de cabelo.

Assim, para que essa queda pare de ocorrer, é necessário que alguns cuidados estejam presentes no seu dia a dia como:

  1. Ajuste seu padrão de sono e estabeleça uma rotina para isso;

  2. Evite álcool e cafeína à noite e não coma tarde demais;

  3. Evite distrações ao ir para cama, tais como: televisão, celular, fumar, trabalhar, ouvir músicas altas, etc;

  4. Evite altos picos de estresse e situações que te levarão ao desequilíbrio.

Se a queda de cabelo continuar mesmo após uma boa rotina de sono ter sido estabelecida, é indicado que você procure um profissional para opções de tratamento.


11 visualizações0 comentário
fale conosco PNG.png
bottom of page